Chegando a um novo lar todo gatinho precisa de algum tempo até que se sinta à vontade no ambiente e torne-se integrado à família. Esse tempo varia muito de gato para gato. De maneira geral, em aproximadamente duas semanas seu gatinho estará perfeitamente integrado.
Se a sua casa é muito movimentada, o ideal é que o filhote fique em um cômodo separado por duas semanas para melhor adaptação. Esse cômodo pode ser um quarto. Importante é que seja fechado e tranquilo, livre de ruídos ou movimentação de muitas pessoas. Deixe nesse quarto a água, a ração próximos e o banheiro dele.
Quando chegar com o filhote apenas abra a caixinha de transporte e deixe ela no chão. Não force o gatinho a sair, deixe-o quieto e ele sairá para explorar o cômodo quando tiver vontade. É natural que o filhote se esconda sob móveis e demonstre insegurança, é necessário deixar que ele se acostume aos novos cheiros, ruídos e tenha tempo para examinar o local. Gatos tem obsessão por controle de território e não se sentem seguros em locais desconhecidos, quando ele estiver mais íntimo do novo território voltará a agir com naturalidade e autoconfiança.
Se você já possui outros animais é interessante que eles se vejam de longe e vão se acostumando com os cheiros. Não é aconselhável deixá-los juntos nos primeiros dias, pois poderão se estranhar e brigar.
Durante os primeiros dias é comum que o filhote não se alimente muito e beba pouca água. É importante que você mantenha a ração indicada por algumas semanas até o filhote estar bem adaptado. Depois poderá substituir por outra da sua preferência (sempre ração Super Premium).
Durante os primeiros dias de adaptação ao novo lar também é muito comum que o filhote evite fazer xixi e cocô, caso aconteça não se apavore, é um comportamento natural muito típico dos felinos. Após adaptados ao novo ambiente essas alterações comportamentais dos gatinhos desaparecem, tudo volta ao normal.
Ocorrendo com frequência muito menor, mas ainda como resposta à troca de ambiente, podem haver mudanças na consistência das fezes de um filhote. Podem apresentar-se mais secas caso o filhote esteja evitando usar o banheirinho por muito tempo, ou então ficar amolecidas em decorrência do stress causado pela sensação de insegurança.
Em ambos os casos a consistência das fezes deverá voltar ao normal até o final das duas semanas de adaptação sem oferecer qualquer prejuízo à saúde do filhote. Casos mais extremos são muito raros, mas caso note que o filhote começou a perder peso ou mostra sinais de fraqueza e apatia leve em um veterinário de confiança.
Não segure o gato a força ou no colo para apresenta-lo a outros gatos ou cães. Isso irá piorar a situação e poderá deixar o gato assustado e bravo. Apenas solte-o no ambiente com os outros animais e observe para interferir apenas se houver brigas, agressão física. Eles irão se cheirar e poderão fazer sons de xingamento uns aos outros, mas assim eles irão se conhecer. Até esse ponto não interfira. Não os deixe sozinhos no início. Caso haja brigas volte com o gatinho para o seu cômodo de início e aguarde mais uns dias.
Clique aqui para assistir mais vídeos no YouTube.