A alimentação correta do seu gato, desde filhote, irá influenciar a saúde dele por toda a vida. Os gatos não tendo uma boa alimentação, não poderão se desenvolver bem, nem terão a resistência necessária para evitar doenças e ao ambiente. A alimentação básica do gato persa consiste em ração SUPER PREMIUM, que são as melhores e água. Nunca dê leite para o gato, pois certamente causará diarreia. A ração deve ser deixada à disposição do gato, assim como a água, sempre fresca. A maioria das rações baratas podem causar problemas para o gato. As rações Super Premium evitam vários problemas, sem contar que satisfazem o gato com muito menos quantidade. Sirva de pouco em pouco, pois a ração perde o cheiro rápido e eles gostam sempre de ração “nova”.
O gato deverá ser criado DENTRO DE CASA! Se ele sair na rua poderá ser roubado, envenenado, se envolver em brigas, pegar doenças, ser maltratado ou atropelado. A casa/apartamento deverá ter redes de proteção em todas as aberturas e a porta deverá ficar sempre fechada, mesmo no verão. O gato castrado se torna mais caseiro e com comportamento mais calmo, mas a qualquer descuido ele poderá escapar. Gato é curioso. Se você ama seu gatinho, não deixe ele sair na rua. Ao contrário do dito popular: Gato não tem 7 vidas!
O gato persa é tradicionalmente conhecido pelo seu temperamento dócil e tranquilo, com capacidade de adaptar-se a mudanças ambientais. Mia pouco e baixo, quando comparado as demais raças. Muito carinhoso e extremamente limpo, "foge" de locais sujos e seus hábitos diários são basicamente a alimentação, "toilette", diversão e sesta. Brincalhões, encontram diversão nos objetos mais simples, e até nas próprias sombras. Os Persas adoram carícias, cafunés e todas as expressões de carinho, e raramente ficam bravos. Os exóticos também são muito queridos e carinhosos e são mais agitados. Eles brincam mais, correm mais, tem mais energia que o persa.
Liteira (“banheiro” para areia sanitária).
Areia sanitária para gatos.
Ração Super Premium (não pode querer economizar nisso!).
Pá coletora.
Potinhos para ração e água, preferencialmente de inox ou cerâmica.
Rasqueadeira e pente de metal.
Arranhadores.
Bolinhas, ratinhos etc.
Vermífugo a cada 4 meses (eu uso o Drontal).
Gaze para limpar os olhos todos os dias.
Caixa de transporte.
Todos os gatos devem ser vacinados. A 1ª vacina ocorre aos 2 meses, a 2ª aos 3 meses e a vacina da raiva poderá ser feita a partir dos 4 meses. Todos os anos é preciso refazer 2 vacinas, uma dose de cada.
Os filhotes devem tomar remédio para vermes 1 vez ao mês, até os 6 meses, sempre repetindo a dose 15 dias depois, observando a quantidade de remédio em relação ao peso do gato. Após os 6 meses de vida passam a tomar a cada 3 ou 4 meses. Leia a bula, pois cada marca tem sua dose correta.
O gato precisa de uma liteira ou bacia com areia higiênica para gato. É ótimo misturar um saco de farinha de mandioca junto com um saco da areia. O xixi fica mais firme e o cheiro diminui. Deixe a liteira num local que não caia água, que o gato tenha acesso a todo o momento e que possa sujar, pois sempre cairão algumas pedrinhas no chão. E não deixe muito próxima a ração do gato.
Os gatos precisam arranhar e para não arranharem seus móveis/sofá é preciso comprar um ARRANHADOR para gatos. Quanto mais alto, mais eles vão gostar. Ensine ele a usar, insista. Sempre que ele tentar arranhar o sofá, fale com ele com a voz firme e mostre que está errado, mas nunca bata no gato. Fale: Não, não pode! E leve ele até o arranhador e esfregue as patinhas dele no “poste” e as suas mãos também.
Os gatos persas têm os pelos muito compridos e finos. Muitos não gostam de ser escovados, mas é necessário ESCOVAR no mínimo 3 vezes por semana. Se puder escovar dia sim, dia não, será melhor. Assim, eles "acostumam" e reclamam menos, pois não criará nó e consequentemente não irá puxar os pelos. Se você não escovar, criará nós enormes que só sairão tosando. E, além disso, os gatos se lambem muito e vão engolir os pelos soltos e vão começar a VOMITAR. Além da formação da "bola de pelos" no estomago, a ingestão excessiva de pelos ao se lamberem provoca gastrite crônica, obstrução do intestino, úlcera e até câncer.
Com o tempo os pelos ficam oleosos, mas um banho resolve o problema. Os gatos que vivem dentro de casa podem tomar BANHO 1 vez por mês ou a cada 2 ou 3 meses num pet shop de confiança e com profissionais delicados. Certifique-se de que o Pet seja completamente fechada com telas, redes de proteção para que o gato não consiga fugir (já aconteceram casos de bichos fugirem e até morrerem em Pet que dão calmantes).
IMPORTANTE: pergunte se dão algum medicamento calmante/sedativo para o gato. Infelizmente existem "profissionais" que não sabem dar banho em gatos acordados e dão sedativos para os gatos ficarem mais calmos. Muitos gatos já morreram assim. Se usam algum medicamento calmante, leve em outro pet shop!
É interessante manter as unhas aparadas com tesoura própria para gatos ou cortador de unhas humano. Cortar somente a pontinha mais clara da unha porque tem veias que se cortar irá sangrar muito. Repetindo: cortar somente a pontinha.
Use gaze umedecida para limpar os olhos uma vez por dia ou conforme a necessidade. Seque com um pedaço de papel higiênico ou guardanapo. O lacrimejamento é normal na raça persa e exótico por causa da carinha achatada. Não aperte em cima dos olhos, apenas passe a gaze várias vezes até limpar.
No ouvido usar algodão seco ou umedecido com produto próprio para limpeza dos ouvidos 1 vez por semana. Se houver secreção excessiva ou se o gato coçar muito as orelhas, consulte seu veterinário, ele pode estar com fungo ou otite. Quanto antes tratar, melhor! Jamais use cotonete, pois poderá ferir o ouvido do gato.
Sempre que levar para o banho, peça a TOSA HIGIÊNICA e, se desejar, a tosa na barriguinha toda. Dará menos trabalho para escovar. A tosa higiênica é extremamente necessária para não grudar nos pelos quando forem no banheiro.
Alimentação: sempre use ração SUPER PREMIUM. Isso é extremamente importante para a saúde do gato. Muda conforme a idade do gato (filhotes ou adultos). O gato é considerado adulto a partir de 1 ano de idade.
Marcas Super Premium: Premier, Royal Canin, N&D da Farmina, Proplan, Hills.
Não esqueça: é a ração que vai determinar a saúde do seu gatinho!
Além da ração nossos gatos comem carne moída crua, frango cozido somente na água (sim, gatos são carnívoros), atum em lata ao natural (sem óleo e sem tempero) e sachês específicos para gatos.
Areia: Areia: eu prefiro quando as pedrinhas são pequeninas, pois rende mais e é mais leve para mexer. Eu indico: Pipi Cat Classic grãos mais finos (nova), Progato Multigrãos, Progato Premium e Progato Super Premium.
Sempre que os torrões de xixi desmontarem com facilidade misture farinha de mandioca na areia. Os torrões não desmontando a areia não fica com cheiro.
Liteira (Bacia): é bom que a liteira seja grande e que tenha as laterais altas para não cair tantas pedrinhas para fora. Mas pode ser qualquer bacia grande que tenha espaço suficiente para caber o gato inteiro dentro e ele conseguir dar um giro completo dentro da bacia.
Desinfetante: Herbalvet que possui ação bactericida, fungicida e viricida, não é corrosivo, não mancha tecidos e nem os móveis.
Se o gato não está com problemas de fungos ou verminoses, poderá ser utilizado qualquer produto de limpeza, desde que seja suave e que não tenha cheiro forte.
Arranhador: o “poste” do arranhador deve ser alto para que o gato possa arranhar espichado, em pé (em torno de 50 cm). Lembre-se que eles precisam arranhar. Eu tenho vários arranhadores. Acho bom ter eles espalhados pela casa. Se você puder comprar um bem alto seu gato vai amar.
Escova/pente: além da rasqueadeira, também é importante ter um pente de metal. As rasqueadeiras (aquelas de metal, com os dentes bem fininhos) devem ser usadas com delicadeza, porque elas arranham a pele do gato. Elas são boas para remover os pelos mortos. O pente de metal é ótimo para pentear no dia a dia e principalmente para abrir os nós.
Vermífugo: Sempre diga no pet shop que quer vermífugos para gatos. Leia a bula para saber a quantidade em relação ao peso do gato. Se você der demais poderá intoxicar o gato. Eu uso o Drontal.
Caixa de transporte: Ao adquirir uma caixa de transporte tenha sempre em mente que o gatinho irá crescer. Por isso é bom comprar uma caixa um pouco maior (caixa Nº2), pois assim, o gato não ficará apertado ao transportá-lo.
Veterinários: essa é uma decisão bastante séria, tem que ser alguém muito confiável!!! Alguns veterinários não são muito delicados, outros não atendem com muita atenção e ainda tem os que não entendem bem sobre gatos. Alguns veterinários pensam que gatos são cachorros pequenos. Gatos são diferentes de cachorros! Portanto, tenha muito cuidado ao escolher o veterinário do seu gatinho. Se tiver algum especialista em felinos em sua cidade ou cidades vizinhas, escolha esse profissional.
Como eu moro no RS, por isso só posso indicar veterinários por aqui:
Janice Thiessen, Clínica Espaço Animal, em Bento Gonçalves. (54) 3451.2428 (quem faz a castração dos meus gatinhos). Ela é ótima!!!
Rafael (51) 9995.9027 (quem faz as vacinas nos meus gatos adultos e filhotes e também cesariana quando necessário). Meus gatos nunca tiveram reação fazendo vacinas com ele. Ele me atende em casa.
Hospital Veterinário, em Novo Hamburgo. (51) 3594.3172. Em casos mais sérios ou de emergência é o local mais confiável e acessível aqui na região. Tem vários veterinários e muitos aparelhos.
Ângela (oftalmologista), em Novo Hamburgo. Atende no Hospital Veterinário de NH. Ela é ótima.